25 outubro 2011

Cerveja Trappista a vista.

Recentemente prometi que iria retornar a postar meus comentários sobre minha incursões no fabuloso mundo da cerveja artesanal.
É muito dificil pois sobra muito pouco tempo, mas vamos lá............
No domingo 16/10 fiz novamente uma nova leva de cerveja especial, desta vez com a receita de uma trapista. Com o acompanhamento de um amigo, o Neco, produzi mais uma das minhas. Durante a tarde toda e o começo da noite coloquei em prática a receita de uma trappista. Deixei fermentar por 6 dias na temperatura de 20º C. No dia  22/10 passei a etapa de maturação, que vai prolongar por 20 dias e deverá terminar no dia 12/011. O pior de tudo é ter que esperar, mas estou aprendendo que o processo de maturação é um dos mais importantes, pois atraves dele é possível aprimorar os sabores que formarão a nova cerveja. A O.G. dela ficou em 1.062 e pretendo atenua-la até 1.008, gerando um teor alcoolico em torno de 6.8% a 7.0%.
É isso ai....vamos em frente, minhas proximas receitas já estão escolhidas....será uma WITBIER para mim e uma PILSNER para meu amigo Neco, que pelo jeito vai ser picado pela mosca da cevada..............

Nenhum comentário:

Postar um comentário